1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar

Subcomandante: CAP QOBM EDVALDO HONÓRIO DOS SANTOS JÚNIOR

Data de inaugurarão: 23 de março de 1992

Efetivo: 46 militares.

Viaturas: 08 (01 ABT, 01 ABS, 01 AP, 01 ACA, 01 AR, 01 AT, 01 MSA, 01 Escaler, 01 BIS)

Endereço: Rua: Prefeito Enivaldo Figueiredo de Miranda, Nº 70, Centro – Cabedelo – PB. CEP: 58.310-00

Telefone: (83) 3228 – 8588

E-mail: 1cibm@bombeiros.pb.gov.br

Área de atuação: A 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, com sede em Cabedelo, tem área de atuação nos seguintes municípios: Cabedelo, Lucena e alguns bairros do município de João Pessoa (Aeroclube, Jardim Oceania e Bessa).

Breve Histórico: Até o ano de 1991 só existiam unidade do Corpo de Bombeiros Militar em duas cidades: João Pessoa e Campina Grande. Mas, nesse mesmo ano, mais três cidades passaram a contar com os serviços da corporação em seus domínios territoriais, por meio do Decreto nº 14.537 de 23 de março de 1991. Devido à necessidade dentro do contexto da atividade portuária, foi criada a 5ª Seção de Combate a Incêndio na cidade de Cabedelo, que posteriormente após a emancipação do CBMPB ocorrida no ano de 2007, foi chamada de Companhia Regional de Bombeiro Militar. Hoje, denominada de 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (1ª CIBM) por meio da Medida Provisória nº 220 de 03 de abril de 2014, sendo subordinada ao 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (1º CRBM). Atualmente a 1ª CIBM é comandada pelo Major Charlton Ribeiro de Santana e conta com um efetivo de 50 militares,  sendo 06 oficiais e 44 praças. Conta ainda com viaturas de Combate a Incêndio, Busca e Salvamento, Resgate e embarcações para Salvamento e Resgate Aquático. No ano de 2017, a Companhia reativou o serviço de SalvaMar com o efetivo de 7 guarda-vidas. A unidade é responsável pelo atendimento nas cidades de Cabedelo e Lucena, além de alguns bairros no município de João Pessoa, cobrindo uma área territorial de aproximadamente 141.000 km2, atendendo uma população de cerca de 100.000 (oitenta mil) habitantes, população esta que pode chegar a triplicar durante o período de veraneio, férias e carnaval, compreendido entre os meses de novembro a fevereiro. Diante disso a 1ª CIBM vem desempenhando suas atribuições com profissionalismo, responsabilidade e comprometimento com a população, conscientizando e colocando em prática o Plano de Ação Mútua da Cidade de Cabedelo em prol da segurança da comunidade portuária, e também realiza ações voltadas ao social por meio do núcleo do Projeto Bombeiro Gol 10 e Projeto Bombeiro Mirim.