1º Batalhão de Bombeiro Militar

Comandante: TC QOBM FRANCISCO DE PAIVA NETO

Subcomandante: MAJ QOBM SANDRA QUEIROZ SANTANA

Data de inauguração: 09 de junho de 1917.

Efetivo: 84 militares

Viaturas: (03 ABTs , 01 ABSL, 02 ATs, 01 L-AP, 01 ACA, 02 AMRs).

Endereço: Rua Joana Moreira Machado, S/N, Mangabeira VII, CEP 58058-850, João Pessoa – PB.

Telefone: (83) 3218-5829 (Unidade de Mangabeira)

Fax:(83) 3218-5829

E-mail:1bbm@bombeiros.pb.gov.br

Área de atuação: O 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM) com sede em João Pessoa e área de atuação que compreende os seguintes municípios: João Pessoa, Bayeux, Conde, Pitimbu, Alhandra, Caaporã, Cruz do Espírito Santo, Santa Rita e Pedras de Fogo.

Breve Histórico: A criação do 1º Batalhão de Bombeiro Militar coincide com a criação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba, no dia 09 de junho de 1917. No início, a unidade foi chamada de 1ª Seção de Combate a Incêndio (SCI) e se localizava no atual Quartel do Comando Geral do CBMPB. Em 1986, foi criada a 2ª Seção de Combate a Incêndio no pátio do 1º Batalhão de Polícia Militar, situado no centro da capital. Já em 1992, a 1ª SCI foi transferida para junto da 2ª SCI, permanecendo com essa denominação até o ano de 2004, quando seu nome foi mudado para 1º Grupamento de Incêndio (GI). Com a emancipação da corporação no ano de 2007, o 1º GI tornou-se batalhão, incorporando as unidades localizadas no Aeroporto Castro Pinto e em Cabedelo. No dia 29 de outubro de 2010, o 1º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) foi transferido para sua sede atual em Mangabeira VII. Ao torna-se independente, no ano de 2014, a Companhia de Cabedelo deixou de fazer parte do 1ºBBM, assim como a unidade do aeroporto em 2015, a qual foi desativada. Atualmente o Batalhão atende ocorrências relacionadas a: incêndios florestais, incêndios urbanos, incêndios veiculares, abastecimento de água, prevenção em acidentes automobilísticos, escapamento de gases inflamáveis, ocorrências com produtos perigosos e prevenção contra incêndios, através de palestras, instruções e orientações para a sociedade paraibana do litoral.