Na última sexta-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) finalizou o Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS). A capacitação, que teve início na segunda (23) e congregou disciplinas teóricas e práticas, contou com um corpo docente formado por militares especialistas na área operacional relativa à temática.

A primeira turma do curso formou 22 novos abordadores técnicos para atuarem em ocorrências desta natureza, principalmente nos casos em que o método envolvido apresente riscos extremos. O CATTS buscou ainda atuar de modo a integrar as Forças de Segurança, abrangendo a capacitação para 03 alunos da coirmã Polícia Militar, 01 da Polícia Civil, e ainda 01 aluno do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.

Na solenidade de encerramento, a tenente Isabel Reis, oradora da turma, relatou a importância da realização do curso. “Hoje eu saio daqui muito segura, através dos conhecimentos adquiridos eu terei capacidade para realizar a abordagem e tomar as decisões necessárias para salvar a vida do tentante.”, relatou a tenente.

O subcomandante geral do CBMPB, coronel Lucas Medeiros, comentou sobre a importância da realização do CATTS na Paraíba. “Recebemos primeiramente o conhecimento através da participação de nossos militares neste curso em São Paulo, e então conseguimos trazê-lo para nosso Estado. Hoje, somos multiplicadores de conhecimento, mantendo um preparo contínuo para melhor servir à sociedade.”, frisou o coronel Lucas.

A realização do 1º CATTS encerra as ações do CBMPB em alusão à Campanha Setembro Amarelo em prol da valorização da vida. O mês foi marcado por palestras direcionadas tanto aos militares da Corporação bem como a instituições parceiras, além de atividades realizadas nas unidades operacionais e administrativas do Corpo de Bombeiros.

CBMPB forma turma pioneira na Paraíba no Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio