2º Batalhão de Bombeiro Militar

Comandante: TC QOBM WILLIAM CLAYTON DA SILVA

Subcomandante: MAJ QOBM EDSON AUGUSTO FERREIRA FERRAZ

Data de Inauguração: 5 de setembro de 1953.

Efetivo: 107 militares

Viaturas: 25 (01 APA , 02 ABTs, 01 ABSL, 01 L-ABS-03, 01 ABS, 04 AR’s, 01 AT, 01 L-AP, 04 APs, 01 AM, 05 AMRs, 01 MAS, 02 SCALETs).

Endereço: Avenida Professor Almeida Barreto, nº 428, Bairro São José,CEP 58.400-328.Campina Grande-PB.

Telefone: (83) 3322-4649

Centro de Atividades Técnicas – CAT: (83) 3322-4538

E-mail: 2bbm@bombeiros.pb.gov.br

Área de atuação: A área de atuação do 2º BBM compreende 71 cidades, sendo elas: Alagoa Nova, Areia, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Areial, Aroeiras, Assunção, Amparo, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Baraúnas, Barra de Santana, Cabaceiras, Campina Grande, Camalaú, Caturité, Congo, Cubatí, Cuité, Caraúba, Coxixola, Esperança, Fagundes, Gado Bravo, Gurjão, Ingá, Itatuba, Juazeirinho, Lagoa Seca, Lagoa da Roça, Livramento, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Monteiro, Natuba, Nova Floresta, Nova Palmeira, Olivedos, Ouro Velho, Pocinhos, Puxinanã, Pedra Lavrada, Picuí, Prata, Pararí, Queimadas, Remigio, Riachão do Bacamarte, Riacho de Santo Antonio, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São José do Sobogi, Santa Cecília, São Domingos do Cariri, São Sebastião de Umbuzeiro, Sumé, Soledade,  Sossego, Santo André, Serra Redonda, Serra Branca, Seridó, Taperoá, Tenório, Umbuzeiro, Zabelê.

Breve Histórico:

No dia 05 de setembro de 1953 às 15h00min, foi inaugurada a 2ª Seção de Combate a Incêndios, na gestão do Governador José Américo de Almeida, do Coronel PM Ivo Borges – Comandante Geral da Polícia Militar e tendo como Comandante o 2º Tenente Gumercindo, que iniciou seu trabalho com um efetivo de 31 homens. A 2ª SCI funcionava dentro das instalações do 2º Batalhão de Polícia Militar, até o ano de 2006. Atualmente, o 2º BBM funciona na Avenida Almeida Barreto, 428, no bairro de São José. Possui um efetivo de 107 homens e mulheres, os quais desenvolvem atividades operacionais: Combate a Incêndio, Busca e Salvamento (Terrestre, Aéreo e Aquático) e Atendimento Pré-Hospitalar; além das atividades administrativas: CBM (Ajudância), Ensino e Instrução – B3, Relações Públicas – B5, Centro de Atividades Técnicas – CAT, Tesouraria, Almoxarifado e SEMOTO; atuando em 71 cidades, desde a região do Curimataú até o Cariri.