3º Batalhão de Bombeiro Militar

Comandante: MAJ QOBM MOISÉS FERREIRA DA SILVA FILHO

Subcomandante: MAJ QOBM DIEGO DE SOUZA MARTINS

Data de inauguração: 26 de novembro de 1991.

Efetivo: 91 militares.

Viaturas: 18 (02 ABTs, 02 ABSs, 02 ARs, 01 ACA, 01 AM, 04 AMRs, 01 AT, 01 L-AP, 02 BIS, 01 SKALA, 01 MSA)

Endereço: Rua Almeida Barreto Nº 246, Centro – Guarabira- Pb, CEP: 58.200-000

Telefone: (83) 3271-2460 / 3271-6375

E-mail:3bbm@bombeiros.pb.gov.br

Área de atuação: A área de atuação do 3º BBM compreende a 40 cidades sendo elas: Guarabira, Alagoinha, Araçagi, Belém, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Alagoa Grande, Juarez Távora, Mulungu, Logradouro, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Sertãozinho, Solânea, Riachão, Arara, Dona Inês, Araruna, Casserengue,  Serraria, Borborema, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Tacima, Gurinhém, Ingá, Caldas Brandão, São Miguel de Taipu, Itatuba, Juripiranga, Mogeiro, Pilar, Riachão do Bacamarte, Salgado de São Félix, São José dos Ramos e Serra Redonda.

Breve Histórico: O 3º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) é uma Unidade Operacional subordinada diretamente ao 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), sendo responsável pelas ações de Bombeiros previstas legislativamente em 40 (quarenta) cidades da região. Localizado no Centro da cidade de Guarabira, o 3º BBM, ainda como 3ª Seção de Combate a Incêndios (SCI), foi instalado em 26 de novembro de 1991, em virtude de uma trágica explosão nas barracas de comercialização de fogos de artifício ocorrida em maio do mesmo ano, ocorrência esta que mobilizou guarnições de João Pessoa e Campina Grande. O quartel foi fundado com 01 oficial e 28 praças oriundos de João Pessoa e Campina Grande, tendo sua primeira ocorrência atendida no dia de sua instalação, uma ocorrência de fogo em botijão de GLP. O 3º BBM já foi comandado pelos seguintes militares: Coronel Ricardo Rodrigues da Costa, Coronel Júlio Neto Gomes de Figueiredo, Major Péricles Campos Medeiros, Major Moisés Ferreira da Silva Filho, Tenente-Coronel Jousilene de Sales, Tenente-Coronel Joelson Silva de Macena e Major Tiago Aragão de Almeida. Atualmente é comandado pelo Major Moisés Ferreira da Silva Filho, designado comandante do 3º BBM em 12 de abril de 2019.