5º Batalhão de Bombeiro Militar

Subcomandante: CAP QOABM JOSE HENRIQUE FILHO

Data de inauguração: 26 de fevereiro de 2008

Efetivo: 50 Militares

Viaturas:  09 (01 ABT,  01 AT, 01 ABSL, 02 ARs, 02 APs, 02 AMRs)

Endereço: Avenida Comandante Vital Rolim N° 1044, Centro, Cajazeiras-PB.

Telefone: (083) 3531-6910/ 3531-6933

E-mail: 5bbmcbmpb@gmail.com

Área de atuação: A área de atuação do 5º BBM compreende a 15 cidades, sendo elas: Cajazeiras, Uiraúna, Poço Dantas, Joca Claudino, Bernadino Batista, Triunfo, Poço José de Moura, Santa Helena, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Carrapateira, Monte Horebe, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas.

Breve Histórico: O 5° Batalhão de Bombeiros Militar nasceu de uma necessidade imposta pelo crescimento acelerado das estruturas urbanas em conseqüência da demanda do fluxo de mão-de-obra e contingente estudantil da cidade de Cajazeiras. Este crescimento trouxe um sério número de preocupações às administrações Estadual e Municipais em termos de infra-estrutura, necessitando uma demanda maior de serviços, dentre os quais o do Corpo de Bombeiros. Foi inaugurado, no dia 26 de fevereiro de 2008, evento que contou com a presença a época do Comandante Geral – Cel Claudimar Antonio do Nascimento, do Secretário de Estado Eitel Santiago (Secretário de Segurança) e do prefeito Municipal de Cajazeira. No início, o Batalhão tinha um efetivo de 36 (trinta e seis) militares, e atualmente conta com 50 militares (cinqüenta), distribuídos nas diversas atividades operacionais e administrativas. O 5º BBM tem sede na Av. Comandante Vital Rolim nº 1044 no centro da cidade, num prédio onde funcionava a escola Sinhazinha Cartaxo, doado pela Prefeitura Municipal e reformado com recursos do FUNESBOM. O primeiro comandante do 5º BBM foi o TC QOBM Ivonaldo Ferreira Guedes e tinha como subcomandante o 1º Ten QOBM Tiago Izidro de Paula. Atualmente, o Batalhão é comandado pelo Maj QOBM Edênio Mendes Duarte e tem como Subcomandante o Cap QOBM Francisco Rômulo Gonçalves Soares. Desde a sua criação, até os dias atuais, o 5ºBBM tem desempenhado um papel importantíssimo na cidade de Cajazeiras, que vem desde atividades operacionais de busca e salvamento, combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar e atividades técnicas, etc, até a participação de eventos esportivos, educativos e sócio-culturais.