9ª Companhia Independente de Bombeiro Militar

Subcomandante: 1º TEN QOBM JOSE CARLOS DA SILVA JUNIOR

Data de inauguração: 30 de novembro de 2018

Efetivo: 26 militares

Viaturas: (prefixos): ABSL-09, AT-05, AR-44, AMR-31, AMR-32, AP-21, AP-63, embarcação tipo BIS

Endereço: PB 073, KM 13, Bairro Bela Vista, Sapé – PB, CEP 58.340-000

Telefone: (83) 3283 5599 / (83) 3283 5598 (COMANDO) /(83) 99416-7259 (CAT)

E-mail: 2cbm1bbm@gmail.com

Área de atuação: A área de atuação que compreende os seguintes municípios: Sapé, Mari, Sobrado, Riachão do Poço e Cruz do Espírito Santo.

Breve Histórico:

A 2ª Companhia de Bombeiro Militar/1ºBBM (2ªCBM/1ºBBM), foi instalada na cidade de Sapé, no dia 30 de novembro do ano de 2018, para atender aos municípios de Sapé, Marí, Cruz do Espírito Santo, Riachão do Poço e Sobrado, os quais somados abrangem uma extensão territorial de 763 km², e possuem uma população de aproximadamente 108 mil habitantes.

Na data da sua criação, a 2ªCBM/1ºBBM contava com um efetivo de 17 (dezessete) Bombeiros Militares, sendo 02 (dois) oficiais e 15 (quinze) praças, tendo como primeiro Comandante o então Capitão QOBM Manoel Gonçalves da Silva Neto, filho da própria cidade de Sapé.

Inicialmente, a nova subunidade operacional, atenderia apenas ocorrências de combate a incêndio e de busca e salvamento, contando para tanto, com uma viatura Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL).

Em poucos meses, o hoje Major Neto, Comandante da 9ª CIBM, pleiteou junto ao comando da instituição, sendo atendido na instalação de um setor para atendimento do Centro de Atividades Técnicas (CAT), na aquisição de uma viatura de Resgate para atuar no Atendimento Pré-hospitalar (APH), na construção de uma cerca com portão corrediço para investir na segurança do prédio e do efetivo de serviço e, na construção de um alojamento feminino. A 9ª CIBM que continua em expansão, conta hoje com um efetivo de 26 (vinte e seis) bombeiros militares, sendo 04 (quatro) oficiais e 22 (vinte e dois) praças, além de uma frota de 07 (sete) viaturas operacionais e 02 (duas) viaturas administrativas.