Entre os dias 19 a 21 deste mês, os alunos do Curso de Formação de Soldados da região do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), lotados em Campina Grande, cursaram a disciplina de Tecnologia em Operações de Estruturas Colapsadas com carga horária de 30 horas/aula, na pista de treinamentos de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), situada no Quartel do Comando Geral (QCG) em João Pessoa.

Este tipo de atividade visa capacitar os alunos, com aplicação de técnicas de busca e resgate em imóveis após abalos sísmicos, incêndios, explosões de gás, atentados, deslizamentos de terra, entre outros, situações que deixam a estrutura sensível a desmoronamentos.

Durante a instrução foi montado um Sistema de Comando de Incidentes (SCI) com posto de comando, almoxarifado e área de alojamento para apoio a operações, localizados em área fria, externa ao sinistro.

Além das técnicas executadas durante as instruções, estão sendo atendidas as normas de segurança quanto à Covid-19, visando à segurança de instrutores e alunos, a exemplo da substituição diária das máscaras tipo N95 e do urso de álcool 70° para higienização. Ainda, os militares envolvidos nas atividades, instrutores, monitores, coordenação e corpo discente, foram testados e negativaram para a Covid-19.

Na última sexta (21), foram ministradas instruções, com a utilização de técnicas de resgate em superfície e, para conclusão, foi aplicado o exercício final, de modo a avaliar a aprendizagem dos alunos.

Alunos do CFSd do Corpo de Bombeiros cursam disciplina que simula ocorrências em estruturas colapsadas