Batalhão de Busca e Salvamento

Comandante: TC QOBM KATYY SABRINA DO NASCIMENTO SILVA

Subcomandante: MAJ QOBM MARIA IOLANDA RIBEIRO MENDES

Data de inauguração: 17 de agosto 1998.

Efetivo: 74 militares

Viaturas: 16 (Administrativa: 04, ABS: 03, ACA: 01, AMR: 02, BIS: 03, MSA: 02, ESCALER: 01)

Endereço: Av. Cabo Branco, Nº 2838, Cabo Branco – João Pessoa – PB, cep: 58045-010

Telefone: (083) 3247-8472

E-mail:bbs@bombeiros.pb.gov.br

Área de atuação: A área de atuação do BBS compreende a 08 cidades sendo elas: João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Conde, Pedra de Fogo, Pitimbú e Santa Rita.

Breve Histórico: O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) foi criado pela Lei nº 8.444, de 28 de dezembro de 2007 (Lei de Organização Básica do CBMPB), pois até então o mesmo funcionava como o Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) criado pela Lei nº 3.907, de 14 de julho de 1977 (Lei da Organização Básica da Polícia Militar), mas só foi ativado no dia 17 de agosto de 1998, data do primeiro serviço do grupamento. Antes desta data, o serviço era realizado pela Seção de Busca e Salvamento do Comando do CBMPB, localizada no Quartel do Comando Geral (QCG) do CBMPB. O Comandante da corporação, o então MAJ QOBM Silvio Lins de Albuquerque, após solicitar ao Comando da Polícia Militar, o GBS ocupou uma edificação pertencente ao 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), desativada em Mangabeira VII, onde funcionava um Posto Policial Militar. No início das atividades, só a administração e a permanência funcionavam no novo aquartelamento. No ano de 2003, foram realizadas reformas na edificação onde a partir de então a unidade passou a operar plenamente seus serviços administrativos e operacionais naquela sede. Em outubro de 2010 a unidade mudou de sede, vindo a se instalar no bairro do cabo Branco onde permaneceu por 8 (oito) anos. Em dezembro de 2018 o batalhão mudou novamente, vindo a se instalar em uma sede bem próxima a anterior, também no bairro do Cabo Branco, onde permanece até hoje. O Batalhão é responsável pelos serviços de Busca e Salvamento nas áreas diversas áreas do salvamento: terrestre, aquático e altura e atende a uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas.