SOBRE O PROJETO –  O ‘Projeto Caminhar com Prevenção’ teve início em julho de 2011, com a finalidade de promover a interação entre a sociedade e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. Atualmente, ele acontece na Vila Olímpica Parahyba e na Praça da Paz nos Bancários, de segunda a sexta-feira, das 06h às 8h e das 17h. Nesses locais,  fica de plantão uma ambulância de suporte básico, equipada para atender possíveis ocorrências – com três militares de plantão por turno, sendo um motorista/socorrista e dois socorristas.

PÚBLICO ALVO- Público jovem, adulto e idoso participantes de práticas desportivas, corrida e caminhada.

ATENDIMENTOS – Os militares de plantão registram o atendimento diariamente em um livro, que serve de parâmetro e estatística para avaliar o público que utiliza o serviço, tendo uma média de 920 atendimentos por mês. Também são distribuídas Carteira de Identificação para acompanhamento individual dos clientes, em que estes podem anotar os valores diariamente e observar o progresso das atividades.

OBJETIVOS

GERAL: O Projeto Caminhar com Prevenção tem por finalidade estimular a parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e a comunidade, através de prestação de serviços, como aferição de pressão arterial e atividades físicas de baixo impacto. O programa é voltado para a população de toda faixas etáriasoferecendo a sociedade conhecimentos de prevenção a acidentes que requeiram a intervenção dos bombeiros, despertando nos participantes da atividade desportiva seu papel e suas responsabilidades como cidadão frente à prevenção de acidentes e desta forma divulgando a atividade dos profissionais Bombeiros Militar.

ESPECÍFICOS:

• Promover atividades socioculturais e de esclarecimento quanto à saúde e bem estar;
  • Realizar aferições de pressão arterial, peso corporal entre outras variáveis importantes a pratica de exercícios físicos;
  • Encurtar os laços entre a comunidade e o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba;
  • Contribuir com a conscientização dos praticantes de exercícios físicos quanto a uma sistematização desta prática a um melhor aproveitamento de sua realização;

Promover distribuição de informativos quanto à prevenção de incêndios, acidentes domésticos e primeiros socorros.

SANDRA QUEIROZ SANTANA – CAP QOBM

Coordenadora do Projeto Caminhar com Prevenção