Bombeiro Gol 10 é um projeto social do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) de cunho esportivo relacionado ao futebol de campo e de salão, onde o lema adotado é Nota 10 no futebol e na vida.

Desde de 2010 vem acontecendo e atendendo a proposta de criação do projeto pelo até então 1º Tenente QOBM Charlton, que objetivou em trabalhar a aproximação da instituição com a sociedade, envolvendo as crianças da região próximas aos quartéis e a participação dos militares na coordenação e execução do projeto.

É por meio da prática esportiva que o projeto busca contribuir para o desenvolvimento físico e a educação, incentivando a integração e capacitação das crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social, ocupando assim o seu tempo ocioso com a prática de futebol com qualidade, buscando sempre o resgate do valores morais, sociais, doutrinários da corporação bombeiro militar e aperfeiçoamento dos talentos.

ÁREAS ESPORTIVAS E EDUCACIONAIS

Voltado à aprendizagem esportiva, evitando-se a seletividade de seus praticantes, mas buscando aperfeiçoar talentos. Tem a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral da criança e a sua formação para o exercício da cidadania, além de informações sobre prevenção de acidentes e a prática do lazer com ética.

É voltado como atividade extracurricular desportiva no âmbito da educação básica e fundamental, promovendo atividades no contra turno escolar.

PÚBLICO ALVO

Crianças e adolescentes de 07 a 17 anos, meninos e meninas das comunidades próximas aos quartéis.

Nos últimos 07 anos foram atendidas mais de 5.000 crianças, incluindo todos os núcleos.

• Objetivo Geral:
    • Incentivar a prática do futebol durante o contra turno escolar, a integração entre os alunos, enriquecimento cultural e consciência preventiva a acidentes, agregando assim valores de cidadania no âmbito desportivo e qualidade de vida.

Objetivos Específicos:

• Oferecer prática esportiva de qualidade e gratuita ampliando as ações do projeto social da corporação para a região atendida;
      • Contribuir para a redução da exposição de crianças e adolescentes às situações de risco social;
    • Aproximação entre comunidade beneficiada e as instituições/empresas que apoiam esta iniciativa.

METODOLOGIA / AÇÕES PONTUAIS

• Participação em Campeonatos, Jogos Amistosos e Torneios de integração;
  • Palestra/orientação durante o projeto ou nas escolas dos alunos sobre Alimentação balanceada (Nutrição), Consciência ambiental, Noções de ordem unida, Prevenção a acidentes e incêndios, Higiene, Noções de cidadania, Qualidade de vida – (Palestras abordando o perigo das drogas, violência, entre outros);
  • Aulas/Treinos com abordagem construtiva baseada nos planos de aula pelo Método do Ensino Ativo (Neto, 2017);
  • Acompanhamento do aluno – Monitoramento constante da inter-relação entre escola x projeto x família, com foco na melhoria contínua dos comportamentos e desempenho escolar.
  • Visitas Programadas a Universidades, Estádios, Museu, etc.

MODALIDADES / SISTEMÁTICA

• Futebol de Campo e de Salão
    • Turmas mistas (masculinos e femininos);
    • Divisão por categoria (sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17);
    • 02 vezes por semana nos núcleos;
    • 02 monitores para cada 30 alunos;
    • Requisito fundamental para se manter no projeto é o rendimento do boletim escolar, aptidão física e comportamento social;
  • Acompanhamento da crianças no comportamento social e desenvolvimento das aptidões do esporte, visando o resgate social e não ao rendimento desportivo.

COORDENAÇÃO

Coordenador Geral: Coronel Saulo Laurentino