1.    Proposta

O ‘Projeto Bombeiro Mirim’ desenvolve atividades de apoio socioeducativo e cultural para crianças e adolescentes, com idades de 10  a 13  anos, e que estejam devidamente matriculadas nas escolas públicas das áreas de atendimento das unidades operacionais do Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba. O programa contribui com a formação social do indivíduo, através de instruções práticas e teóricas, baseadas na doutrina bombeiro militar, que fornece elementos importantes para formação do individuo. Como exemplos : a ajuda mútua, a inserção social, a disciplina, a hierarquia, o espírito de corpo, a valorização dos símbolos nacionais – entre outros importantes para a construção de um melhor cidadão.

• 2.    Objetivos
  • Melhoria na integração entre os órgãos de Segurança Pública da Paraíba e a Sociedade civil mais carente.
  • Estimular nas crianças e adolescentes participantes do projeto o sentimento de amor à Pátria e interesse na construção social do bem estar.
  • Despertar nos participantes o interesse de ser um futuro bombeiro ou outra profissão.
  • Estimular a participação social dos bombeiros militares em seus cotidianos pessoais e a partir disso servir de modelo para as outras forças de segurança pública.
  • Aumentar o nível de confiabilidade da sociedade com os policiais militares e civis, através da boa aceitação que a sociedade nutre pelos Bombeiros Militares.
  • Diminuir o número da violência do Estado da Paraíba.
  • Incentivar a prática de atividades esportivas.
  • Aproximar a comunidade da Polícia, através do esporte e da educação de ética e cidadania para crianças e adolescentes.

3.    Atividades Desenvolvidas

No Projeto Bombeiro Mirim, as aulas ministradas são relacionadas aos conhecimentos básicos da atividade bombeirística, tais como, acidentes domésticos, prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção ao consumo de drogas, práticas esportivas, apoio pedagógico – entre outras atividades culturais diversas.

Coordenador Executivo: TC QOBM DONELSON DE SOUZA LIRA