ONDE SURGIU?

O Projeto Bombeiro na Escola teve início no ano de 2008, no 2° Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), situado na cidade de Campina Grande, e no mês de outubro do mesmo ano, em João Pessoa, sendo realizado como projeto piloto. A partir do ano de 2010, foi implantado em todo Estado, nos municípios onde há unidades do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A solenidade de lançamento oficial do Projeto Bombeiro na Escola aconteceu no auditório do 2º BBM,  no dia 18 março do ano de 2008.

DESCRIÇÃO: O QUE É O PROJETO BOMBEIROS NA ESCOLA?

O Projeto Bombeiro na Escola tem como objetivo principal a transmissão de informações. Ele é de cunho educativo e social, tendo a finalidade de promover a integração entre o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, a escola, a família e a comunidade – para que esses pilares unidos consigam criar nos jovens a cultura da prevenção e da responsabilidade social.

O programa proporciona conhecimentos referentes à prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Defesa Civil, Prevenção a Acidentes Domésticos e de Trânsito, Comportamento em Meio Aquático e Erradicação das Drogas. Essas instruções proporcionam condições para minimizar os riscos e danos, no decorrer desses atendimentos, tornando essas instituições sociais parceiras da corporação que, cumprindo com o seu compromisso social, elevará a qualidade dos serviços ofertados à sociedade.

O curso é ministrado em 20 encontros, nos quais o bombeiro militar comparece à escola, fardado, uma vez por semana ao longo de um período que compreenda o cumprimento da grade extracurricular previamente estabelecida. Sempre que possível, o bombeiro estará acompanhado de um professor da turma ou responsável.

Os alunos recebem uma Cartilha/Manual com os assuntos abordados pelo projeto e, além das atividades didáticas com os estudantes,  também poderão ser organizadas reuniões, debates, exposições e palestras com os educadores, os pais, os estudantes e a comunidade em que a escola está inserida. Ao serem concluídas as atividades do curso, é promovida uma solenidade, a fim de realizar a entrega dos Certificados do Projeto aos educadores e aos estudantes participantes.

OBJETIVOS:

1-    Promover a integração entre o Corpo de Bombeiros Militar, a Escola, a Família e a Comunidade;

2-    Transmitir informações, às escolas e ao público alvo, sobre as diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros;

3-    Mostrar o compromisso social da instituição;

4-    Despertar nos jovens a vontade de ajudar ao próximo, tornando-os assim, pessoas importantes para a sociedade e parceiros da Corporação.

PÚBLICO ALVO:

Destina-se aos estudantes do 9º  Ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Estaduais do Estado da Paraíba, onde as Escolas contempladas são selecionadas pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Paraíba.

CIDADES DO ESTADO COMTEMPLADAS COM O PROJETO

João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras.

PARCERIAS:

Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social