Tenente coronel do CBMEJR, Vitor Leite da Silva, ministro palestra

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba realizou na sexta feira, 14, no auditório do SESC na praia do Cabo Branco, palestra sobre a utilização de cães de busca, resgate e salvamento. A palestra foi ministrada pelo tenente coronel Vitor Leite da Silva, comandante do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo De Bombeiros Militar Do Estado Do Rio De Janeiro (CBMERJ), Unidade Militar onde se localiza o Canil de Busca Resgate e Salvamento do Rio de Janeiro.

Na palestra foram explanados tópicos sobre as atividades desenvolvidas pelos cães, como operações realizadas de busca e salvamento, atividades sociais e cinoterapia. Também foi enfatizado o processo de treinamento realizado para a formação dos profissionais militares e dos cães que formam as duplas – homem e cão – o processo seletivo para a escolha dos profissionais, perfil psicológico e profissional, além da dinâmica da atividade diária de um canil de busca e salvamento. A expectativa de público que era de sessenta militares foi superada, chegando a quase cem pessoas, o que surpreendeu ao próprio palestrante.

Com a realização da palestra o coronel Jair Carneiro de Barros, comandante geral da Corporação, já determinou novos estudos e procedimentos no sentido de verificar a viabilidade de implementação do serviço de busca, resgate e salvamento com cães no CBMPB.

Compareceram ao evento militares (oficiais e praças) das diversas Unidades do Corpo de Bombeiros, da Capital, Borborema, Brejo e do Sertão, o que ratificou a importância do tema.

Bombeiros assistem palestra sobre uso cães em resgate