Nos últimos dias o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), tem atendido diversas ocorrências de fogo em vegetação e em terreno baldio, no município de Patos e região.

No último domingo (23), dentre as ocorrências atendidas, duas foram de maior relevância devido à extensão do sinistro: o incêndio próximo a São José de Espinharas e o próximo ao Aeroporto Regional Firmino Ayres, localizado na PB-228, em Patos, que atingiram grande parte da vegetação nativa e estavam se aproximando das residências e dos animais da área.

Como os locais são de difícil acesso, a viatura de combate a incêndio não consegue chegar até os focos, sendo preciso combater o fogo com a utilização de bombas costais e abafadores, que exige muito esforço da guarnição de serviço, sendo necessárias muitas horas de combate.

Segundo o comandante do 4º BBM, major Danilo Galvão, que também participou da operação, no domingo foram atendidos cerca de trinta chamados de combate a incêndio. De maneira positiva, todos foram controlados, porém com grandes danos para a flora e fauna da região.

Alerta: O Corpo de Bombeiros informa que a prática de queimadas, além de causar transtornos e prejuízos, está tipificada como crime no artigo 54 da lei 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), com pena que pode chegar a 04 anos de reclusão e multa.

Bombeiros militares combatem diversos focos de incêndio florestal na região de Patos