Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar

Comandante: MAJ QOBM EDUARDO BARBOSA ALVES DE SOUSA

Subcomandante: CAP QOBM FERNANDA DINIZ LINHARES DE CALDAS BARROS

Data de inauguração: 03 de setembro de 2000.

Efetivo: 77 militares

Viaturas: 23 (09 AR’s, 09 AMR’s, 02 AP’s, 01 ABS, 01 L-AP, 01 ACA)

Endereço: Rua Doutor Orestes Lisboa S/nº Conjunto Pedro Gondim, 58.031-090 – João Pessoa.

Telefone: (083) 3218-7979

E-mail:baph@bombeiros.pb.gov.br

Área de atuação: Compreende 09 cidades: João Pessoa, Alhandra, Bayeux, Caaporã, Conde, Cruz do Espírito Santo, Pedra de Fogo, Mata Redonda e Santa Rita.

Breve Histórico: Inaugurada em 03 de setembro de 2000, a Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar (CRAPH) foi idealizada para alocar o pelotão de bombeiros do Grupamento de Socorro e Urgência (GSU), que realizava as ações de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) em ambulâncias. Passando de Grupamento para Companhia e depois para o então Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar (BAPH), localizada na cidade de João Pessoa, dentro do complexo do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o Batalhão conta com um efetivo de 77 bombeiros militares distribuídos nas atividades meio e fim, e prestam os serviços de resgate e atendimento pré-hospitalar a uma população estimada em 1.171.641 habitantes, população esta da área de abrangência do Batalhão que compõe a Capital João Pessoa e mais oito municípios circunvizinhos. O batalhão tem contribuído com a capacitação técnica dos militares e comunidades, através de cursos e palestras na área de atendimento pré-hospitalar.