Na manhã desta quinta-feira (23) o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) inaugurou oficialmente o canil do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), localizado em Campina Grande.

O canil faz parte da Seção de Busca e Resgate com Cães (BRESC) do CBMPB. Este serviço foi principiado no CBMPB no dia 18 de dezembro de 2014 fazendo parte do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (1ºCRBM), localizado no Quartel do Comando Geral, na capital. Atualmente o canil do 1º CRBM conta com três animais da raça Labrador-Retriever, que estão em constante treinamento para auxiliarem nas operações de resgate e salvamento de vítimas.

Na ocasião estiveram presentes diversas autoridades, como o comandante do CBMPB, coronel Jair Carneiro; a comandante do 2° CRBM, tenente coronel Jousilene de Sales; o comandante do 1º CRBM, coronel José Jobson Ferreira; o comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), tenente coronel Nazareno de Oliveira; o comandante do 3º BBM, tenente coronel  Joelson Macena; o comandante do Batalhão de Busca e salvamento (BBS), o major Almir Peixoto. Esteve presente também o veterinário Salomão Anselmo, que cuida voluntariamente dos cães do CBMPB.

Na solenidade houve a entrega de alimentos – arrecadados na 11ª edição da Corrida do Fogo, realizada recentemente na cidade – ao orfanato Nosso Lar, da cidade de Esperança, situada na mesorregião do agreste paraibano. Houve também a inauguração de uma praça de convivência e lazer no 2º BBM, local destinado a eventos, entretenimento e confraternizações do batalhão.

Dando continuidade a solenidade houve uma demonstração de busca e resgate com os cães da corporação. O sargento Mendes simulou uma situação de busca a vítimas em escombros com a cadela “negona” e o tenente Edson Ferraz demonstrou como seria uma busca e localização de um cadáver, com o cão “shogun”.

O comandante geral do CBMPB destacou a importância da implementação deste tipo de atividade no Corpo de Bombeiros. “Estamos ampliando as operações de salvamento com cães para a área que compreende o 2º CRBM, como a cidade de Campina Grande, Guarabira e cidades circunvizinhas, com o objetivo de atender as demandas operacionais existentes nesta região e garantir um atendimento de excelência à população”, ressaltou o coronel.

O comandante ainda agradeceu a todos que contribuíram para a implantação do canil e destacou que esta é mais uma ferramenta de integração entre o CBMPB e a população.  “Este canil que ora se instala, tem a função não só de oferecer serviços operacionais à população, como também prestar um serviço social à comunidade através da integração com as instituições responsáveis por este tipo de serviço. E com isso aproximar cada vez mais o cidadão paraibano da corporação Bombeiro Militar”, frisou o comandante.

Corpo de bombeiros amplia o serviço de busca e resgate com cães