Na manhã desta terça-feira (24), foi assinado um termo de cooperação entre o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e a Central de Transplante do Estado, na qual o CBMPB se disponibiliza para atuar auxiliando no deslocamento de órgãos que serão utilizados em cirurgias de transplante. O encontro aconteceu no Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (CEFOR), da Secretaria de Estado da Saúde.

Na parceria firmada, o comando da Corporação se colocou à disposição, auxiliando no transporte de órgãos, de acordo com a necessidade da Central, permanecendo assim uma viatura com motorista 24h para atuar nesse traslado.

“O CBMPB se dispõe em prol de uma causa tão importante em que muitas pessoas serão alcançadas.”, declarou o comandante geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo.

Na ocasião, o CBMPB foi agraciado com o diploma ‘Amigo da Central de Transplantes’, através da parceria firmada. Segundo o secretário de saúde, Geraldo Medeiros, a Paraíba vem revertendo um quadro no qual se configurava entre os piores índices de transplante. “É através das parcerias estabelecidas por meio das ações integradas, que o Estado vem conseguindo mudar este quadro melhor se posicionando a nível nacional.”, afirmou o secretário.

Segundo o diretor da Central de Transplantes, Luiz Cezar de Barros,  essa elevação de dados é considerável. “Fizemos em um semestre 6 captações de fígado, equivalente ao total de todas as captações de 2018”, relatou o diretor.

Corpo de Bombeiros assina termo de cooperação com a Central de Transplante do Estado na manhã desta terça-feira (24)