Durante os últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), vem realizando o monitoramento da barragem Pedra Lisa, localizada na cidade de Imaculada, Sertão do Estado. Diante de um possível rompimento da barragem, o CBMPB reuniu-se com equipes da Defesa Civil e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) a fim de coletar informações para elaborar o plano de emergência para evacuação e salvamento a ser executado na cidade de Olho D’Água.

Caso a barreira se rompa, o curso das águas atingirá diretamente o município de Olho D’Água e, tendo isso em vista, o CBMPB montou uma base de monitoramento na barreira, em Imaculada, assim como a disposição estratégica de militares, embarcações e viaturas para o imediato atendimento num possível alagamento da cidade, em Olho D’Água.

Segundo o coronel Saulo Laurentino, militares oriundos de Patos, Itaporanga, Sousa e Pombal estão empenhados neste caso, de modo a evacuar a cidade rapidamente ofertando uma rápida resposta à população. “Juntamente com a Defesa Civil e a Aesa, foi realizado o planejamento definindo a melhor maneira de atuar retirando os moradores de suas casas e conduzindo-os até um local seguro. De acordo com informações técnicas que recebemos, temos uma margem de tempo para realizar este trabalho, visto que o plano de evacuação nos permite trabalhar por 3 horas antes que as águas atinjam a cidade.”, afirmou o coronel Saulo.

Na terça-feira, uma equipe composta por especialistas da área de salvamento e de mapeamento e monitoramento aéreo se deslocaram até o Sertão para acompanharem as ações que já vem sendo realizadas e também para fornecer um melhor panorama da situação, somando forças com os demais militares.

Corpo de Bombeiros monitora barragem e prepara plano de emergência para evacuação de cidade