Na última terça-feira (01), o serviço de transporte de órgãos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) foi acionado para conduzir uma peça a ser utilizado no transplante para uma paciente que já aguardava pela cirurgia.

Tratava-se de um transporte de fígado, cuja coleta foi realizada no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e foi entregue ao Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN).

O serviço foi iniciado em outubro de 2019 e já foram registrados 25 transportes, sendo 33 órgãos conduzidos. Por vezes, dois ou mais órgãos seguem no mesmo traslado, vindo a beneficiar mais pacientes.

A equipe médica celebra o retorno dos trabalhos, ao passo que vidas estão sendo salvas através desta parceria com o CBMPB. “A Unidade Geral de Transplante (UGT) parabeniza a equipe por mais um sucesso. Acreditar que para isso ocorrer, mesmo diante de tanta complexidade e em tempo hábil, dependemos da mobilização de dezenas de pessoas nos Estados, Secretaria de Saúde, e Corpo de Bombeiros, deslocamento de duas equipes pra captação e implante, que giram como um relógio, da estrutura de um grande hospital (HNSN), que não mede esforços para que o sucesso seja o resgate para uma nova vida.”, declarou o médico Rafael Fábio Maciel, cirurgião transplantador de órgãos abdominais e diretor da unidade geral de transplante do HNSN.

Corpo de Bombeiros realiza transporte de órgão nesta terça-feira (01)