No dia 09 de novembro, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) iniciou, através do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame), do Departamento de Operações Aéreas (DOA), uma operação que tinha por objetivo realizar o voo de repatriação de um bebê de um ano e quatro meses. A aeronave decolou de João Pessoa com destino a São José do Rio Preto na terça-feira (09) e após condições meteorológicas favoráveis e estabilização do paciente, decolou no último sábado (13) retornando à Paraíba.

A criança com cardiopatia congênita estava no estado de São Paulo desde o dia 13 de agosto e, após cirurgia cardíaca, necessitou retorno em UTI aérea. A aeronave Bombeiro-01 com 04 tripulantes, dentre eles um médico e um enfermeiro, trouxe o bebê em segurança.

Foram realizadas paradas estratégicas em Minas Gerais e na Bahia, com o intuito de abastecer a aeronave para então seguir viagem. A operação contou com o apoio destes Estados, tendo ainda articulação com o SAMU fornecendo o aporte necessário.

O Grame é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds), por meio do CBMPB, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Corpo de Bombeiros realiza voo de repatriação de bebê após cirurgia de coração em São Paulo