Desde o dia 27 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) tem atuado intensamente no monitoramento da barragem Pedra Lisa, situada na cidade de Imaculada, Sertão do Estado. Diante do possível rompimento da barragem, os moradores da cidade de Olho D’Água permaneceram em alerta devido o risco de inundação por estarem posicionados no curso a ser percorrido pelas águas.

Através de reunião com a Defesa Civil e a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), o CBMPB congregou informações técnicas e realizou um plano de ação a fim de organizar as atividades de planejamento, coordenação e execução.

Além da mobilização dos militares que compõem as unidades locais, uma equipe composta por especialistas da área de salvamento e de mapeamento e monitoramento aéreo se deslocou até o Sertão para fornecer um melhor panorama da situação. As ações receberam ainda o reforço de bombeiros que compõem equipes de salvamento aquático, apoiados por embarcações alocadas em pontos estratégicos também permanecem de prontidão.

 

O coronel Saulo Laurentino, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM) que tem acompanhado diariamente as ações realizadas, informou que no momento 7 linhas de escoamento gradativo da água estão em funcionamento, atuando como uma das medidas preventivas destinadas a reduzir os riscos de  rompimento. “Todos os nossos postos de monitoramento e equipes de salvamento continuam ativos e somente haverá desmobilização desse efetivo após ser emitido um laudo informando que não existe mais risco nenhum.”, afirmou o coronel Saulo.

Após o escoamento e a gradativa redução do volume de água, a situação será controlada e ações de reparo poderão realizadas para que seja garantida a segurança do local e de seus moradores.

Acompanhe o depoimento de uma das moradoras acerca do trabalho do Corpo de Bombeiros:

“Em momentos onde pensamos em ‘fugir’ para o mais longe que pudermos, vocês são chamados a serem íntimos do perigo. Quando vidas estão em risco, com completo desespero, vocês são chamados a salvá-las, e prontamente lá estão. Quando muitos estão na segurança dos seus lares, vocês escolheram ficarem a postos, na expectativa de salvarem outras pessoas.

Há poucos dias, chegaram à cidade de Olho D’água e trouxeram segurança e esperança às famílias que não sabiam o que fazer caso suas casas fossem alagadas. Assim, mais que combater incêndios, vocês aceitam diariamente o desafio de fazer mais pelas pessoas e assim se vestem de heróis anônimos que merecem toda a nossa gratidão. Continuem firmes e fortes em seus intuitos e saibam que mesmo que muitas vezes fiquemos em silêncio nós os admiramos muito. Parabéns por terem feito a escolha de ajudar ao próximo e saibam que nossa gratidão é ainda maior do que a coragem de cada um. Muito obrigada!!”

 

Corpo de Bombeiros segue com ações de monitoramento e equipes de salvamento a postos na barragem Pedra Lisa