Na tarde desta quinta-feira (06), o Corpo de Bombeiro Militar da Paraíba (CBMPB) foi acionado para socorrer um homem que estava realizando um trabalho na fachada de uma edificação de quatro andares no bairro dos Bancários, na capital paraibana.

Segundo testemunhas, o trabalhador realizava manutenção na parte externa do prédio, quando ocorreu um problema com a corda que o suspendia, ficando ele pendurado pela corda secundária, sem conseguir sair do local.

Guarnições do CBMPB foram até a ocorrência, e assim que alcançou a vítima, o capitão Celso Júnior executou de forma segura o resgate do homem, realizando também o alívio da síndrome de Arnes, que ocorre quando há suspensão inerte por tempo prolongado, podendo vindo a causar represamento do volume circulatório dos membros inferiores, dentre outras complicações.

De acordo com o bombeiro, a vítima estava consciente e foi resgatada da forma mais segura. “Trabalhamos com equipamentos certificados no padrão internacional, pois ao sair do chão já temos um risco e temos a segurança como primeiro ponto.”, afirmou o capitão Celso.

O militar ainda alerta quanto a este tipo de atividade, pois no Brasil existem “normas vigentes que regulam este tipo de trabalho, com obrigações para o trabalhador e para o contratante, que devem ser seguidas para evitar acidentes como este.”.

Corpo de Bombeiros socorre trabalhador que estava preso à corda na fachada de prédio, em João Pessoa, nesta quinta-feira (06)