Um total de 22 alunos civis recebeu, no final da manhã desta quinta-feira (30), o certificado de conclusão do Curso de Emergências Aquáticas, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). A capacitação, que teve carga horária de cinco horas, teve o objetivo de disseminar conhecimentos na área de salvamento aquático e assim diminuir os índices de afogamentos no litoral paraibano.

Conforme o instrutor do curso e chefe da Seção de Relações Públicas do CBMPB, major Tiago Aragão, as instruções foram bastante proveitosas, pois foram difundidas as melhores práticas para prevenção, reconhecimento e salvamento das potenciais vítimas de afogamento.

“O Corpo de Bombeiros está cada dia mais presente junto a população, cumprindo também com seu papel social. Portanto, é muito gratificante sentir essa vontade dos participantes de ajudar o próximo e também a forma como eles aprovam essa iniciativa da corporação”, destacou o major.

Um dos participantes do curso, Ewerton Alves, também externou a alegria de adquirir novos conhecimentos que podem ajudar a salvar vidas. “Esse curso trouxe muitos conhecimentos que ainda eu não tinha e que vão me ajudar caso em me depare com uma vítima de afogamento. Agora sei o que fazer e agradeço ao Corpo de Bombeiros pela disposição”, afirmou.

O curso de atendimento de Emergência Aquáticas incluiu disciplinas como Introdução ao Salvamento Aquático, Perfil dos Afogamentos, Prevenção de Afogamentos, Como Parar o Processo de Afogamento, Cadeia de Sobrevivência do Afogamento, Como Socorrer Vítimas, Suporte Básico de Vida em Afogamento, Reconhecimento de um Afogamento e Como Acionar o Socorro e Classificação do Afogado.

A parte teórica foi ministrada na Escola Municipal Chico Xavier, no bairro do Bessa, e a parte prática na praia de mesmo nome, em João Pessoa.

Curso de emergências aquáticas para civis capacita 22 alunos