Com uma delegação composta por 65 militares, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) garantiu mais uma vez seu espaço no Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom). O evento que está em sua 19ª edição foi realizado este ano em São Luís, Maranhão, durante os dias 12, 13 e 14 de novembro.

Além da participação durante a abertura do evento e nas apresentações, simpósios e palestras, bombeiros do CBMPB apresentaram trabalhos científicos produzidos com informações e dados relevantes para a Corporação e para o Estado. Militares com trabalhos científicos: capitão Celso de Araújo Júnior, tenente Inara Lúcia Marques de Sousa, cadetes João Manoel Correia Ribeiro, Laércio Fernandes do Vale e Christiano Rodrigo Chaves Magalhães Abreu, e soldado Fredson Sousa.

A Paraíba participou também da reunião com a Comissão Nacional de Gestão dos Incêndios Florestais (CONAGIF), com o objetivo de debater acerca da divisão territorial do país de acordo com os seus respectivos biomas. A CONAGIF tem por missão elaborar projetos para captação de recursos e padronização da doutrina, devido ao tipo de combate diferente de acordo com o bioma de cada região. Para combater incêndios florestais, evitando grandes desastres.

XIX Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático – Numa competição muito disputada, na qual 17 equipes competiam entre si com um total de 297 atletas inscritos, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) sagrou-se campeão geral no Campeonato. A Corporação conquistou um somatório de 41 medalhas, sendo 19 medalhas de ouro, 12 de prata e 10 bronze, a delegação paraibana participou da competição composta de 7 provas: Aquathlon, beach flag e 5 provas de piscina, sendo 2 provas individuais e 3 revezamentos.

Foi um resultado histórico para o CBMPB, visto que foi a primeira vez que a Paraíba alcançou o pódio como Campeã Geral por equipe fora de casa. Os atletas do CBMPB, que com o apoio do governo do Estado participaram do campeonato, competiram em categorias por faixa etária e gênero, nas provas que simulam salvamentos aquáticos, utilização de técnicas de resgate na água maneabilidade de equipamentos.

Competição Bombeiro de Aço – A competição que reúne técnica e força concede ao vencedor o título de Bombeiro de Aço ao vencedor. O CBMPB competiu com uma equipe de nove militares que realizaram provas que simulam ocorrências nas quais o bombeiro precisa utilizar seu conhecimento aplicado à potência ao manusear equipamentos. A Paraíba alcançou o 9º lugar geral do Bombeiro de Aço, disputando com outros 18 estados e 97 participantes.

Delegação do Corpo de Bombeiros marca presença no XIX Senabom, em São Luís, e conquista Primeiro Lugar no Campeonato de Salvamento Aquático