É o órgão de direção geral da corporação, responsável pela gestão do sistema de ensino Militar. Fiscalizando, controlando, planejando todas as atividades educacionais de formação, habilitação, aperfeiçoamento, especialização e qualificação profissional de Bombeiros Militares.

Em sua estrutura encontram-se os órgãos executivos de educação, responsáveis  pela execução de todas as atividades pedagógicas planejadas para DEIP. São eles: Academia de Bombeiro Militar Aristarcho Pessoa-ABMAP, responsável pela formação, habilitação e aperfeiçoamento de oficiais da corporação; Centro de Ensino e Instrução – CEI responsável pela formação, habilitação, especialização, aperfeiçoamento e qualificação do corpo de tropa da corporação.

Diretor: TC QOBM JEYVESON DA SILVA SANTOS

Vice-diretor: TC QOBM WILLIAM CLAYTON DA SILVA

Endereço: Quartel do Comando Geral – BR 230 Km 29, Nº 525 – Jardim Veneza – CEP 58.088-200 – João Pessoa-PB.

Email:deip@bombeiros.pb.gov.br