DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES COM CÃES – DOC

1. RESUMO HISTÓRICO

O Serviço de busca, resgate e salvamento com cães, foi iniciado no CBMPB no ano de 2013, após a criação da seção de busca e salvamento com cães, do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), conforme Portaria Nº 023/GCG/2013-CG, datada de 29 de julho de 2013. No ano de 2019 foi criado Departamento de Operações com Cães (DOC) do CBMPB, pelo Exmº Sr. Cel QOBM MARCELO AUGUSTO ARAÚJO BEZERRA, através da Portaria Nº. 013/2019- GCG/CG. Atualmente o DOC/CBMPB funciona com duas seções de operações com cães (SOCs), sendo a 1ª SOC no Quartel do Comando Geral do CBMPB, na Cidade de João Pessoa-PB, e a 2ª SOC, localizada no 2º Batalhão de Bombeiro Militar, na Cidade de Campina Grande.

1. EFETIVO

Com a finalidade de manter a doutrina e o conhecimento operacional para à atividade de busca, resgate e salvamento cães, é obrigatório que os militares do DOC, possuam como pré-requisito a capacitação na atividade em nível de estágio ou de curso.

Atualmente o efetivo do Departamento de Operações com Cães (DOC) do CBMPB, é constituído por 09 (sete) militares, sendo quatro Oficiais e cinco Praças.

1. SEMOVENTES

Os cães podem atuar nos mais vários ambientes, sendo mais comuns as buscas em áreas rurais e de mata, mas também atuam em desastres de desabamentos, desmoronamentos e soterramentos.

O DOC/CBMPB, hoje tem em seu plantel 03 (três) cães totalmente preparados e outros 04 (quatro) em treinamentos. As especialidades dos cães já formados configuram da seguinte maneira: 01(um) cão para função de vítimas vivas, 01 (um) cão para função de restos mortais e 01 (um) cão multifunção (vivo/restos mortais). Encontra-se em formação 02 cães, para busca específicas e 01 cão para restos mortais.

1. OCORRÊNCIAS

O número de ocorrências atendidas pelo DOC/CBMPB, vem crescendo anualmente, conforme a atividade vem sendo disseminada, já que se trata de um tipo de ferramenta com pouco tempo de “vida” na corporação, mas desde sua criação em 2013. A maior incidência de solicitação de binômios (homem e cão) para realização de buscas, se encontra relacionada às buscas por pessoas em ambientes rurais e de matas.

O número de buscas, que também mostram uma elevação são as buscas por restos mortais, sobre tudo, em apoio às operações policiais de investigação. No ano de 2019 foram contabilizadas 59 ações, sendo 12 buscas por pessoas e restos mortais, com 09 (nove) vítimas localizadas, e até o presente momento, no ano de 2020, foram registradas até o momento 23 (vinte e três) ações, sendo 19 buscas por pessoas e restos mortais, com 03 (três) vítimas localizadas, 10 (dez) descartes de áreas e 06 (seis) cancelamentos.

Cabe destacar a atuação do DOC/CBMPB, no ano de 2019, na OPERAÇÃO BRUMADINHO, onde os binômios do CBMPB configuraram como a segunda corporação com mais tempo de permanência no teatro de operações, 83 (oitenta e três) dias, realizando com sucesso 13 (treze) achados de restos mortais e contribuindo para o sucesso da operação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

1. OUTRAS ATIVIDADES

O DOC/CBMPB, além das atividades operacionais de busca e salvamento, conforme o emprego, também desenvolve atividades paralelas de integração com a comunidade, como demonstrações em praças desportivas, cinoterapia com crianças especiais e apoio a outras instituições.

Chefe: TC QOBM ALMIR PEIXOTO DA SILVA

Endereço: Quartel do Comando Geral – BR 230 Km 29, Nº 525 – Jardim Veneza – CEP 58.088-200 – João Pessoa-PB.

E-mail: cbmpbdoc@gmail.com