DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE MERGULHO AUTÔNOMO DE RESGATE – DOMAR

O Departamento de Operações de Mergulho Autônomo de Resgate (DOMAR), é um órgão do CBMPB encarregado do planejamento, direção, organização e controle das ações de Mergulho de Busca e Resgate, realizando o gerenciamento administrativo e operacional de todos os serviços e atividades da Corporação relacionadas ao Mergulho. Criado em Janeiro de 2015, o departamento atualmente tem como chefe o TC Erik Francisco Silva de Oliveira. A equipe administrativa conta com o Tenente Gustavo e o Soldado Elissandro, e está localizado no Quartel do Comando Geral do CBMPB. A equipe de Mergulho, composta de 01 Supervisor e 03 mergulhadores, atuará nas ocorrências de mergulho, que são as que envolvem trabalho submerso de busca e resgate de corpo(s) e objetos configurados como peça de inquérito policial e, excepcionalmente, objetos que se encontrem submersos em virtude de acidente. O acionamento da Equipe para ocorrência de mergulho de resgate se dá da seguinte forma:

– Recepcionada a ocorrência pela Guarnição de Busca e Salvamento da área, esta se mobilizará ao local para realizar a primeira resposta, bem como as buscas de superfície, se possível com embarcação;

– O acionamento da Equipe de Mergulho deverá ser realizado, através de solicitação do Comandante da Unidade dirigida, primeiramente, ao Superior de Dia do CBMPB. Caso haja algum problema, o Supervisor de Mergulho do dia ou um oficial do Departamento poderá ser contatado.

Atualmente existem 15 Mergulhadores de Resgate na Corporação, onde uma Equipe de Mergulho se encontra em condições para operação 24h por dia, podendo atuar em toda área do estado da Paraíba.

Chefe: MAJ QOBM ANTÔNIO DA SILVEIRA

Endereço: Quartel do Comando Geral – BR 230 Km 29, Nº 525 – Jardim Veneza – CEP 58.088-200 – João Pessoa-PB.

E-mail: domar@bombeiros.pb.gov.br