No período de 22 a 24 de março, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) enviou 11 militares para realizarem uma capacitação na Unidade de Treinamento de Escape para Aeronaves Submersas (UTEPAS), localizado na Base Aérea Naval da Marinha do Brasil, na cidade de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

Simulando as condições reais, os alunos são capacitados a reagirem de forma rápida numa situação de pouso forçado sobre a água visando melhorar as condições de sobrevivência.

O treinamento consiste em 5 simulações de queda de aeronave de asa rotativa na água. Os tripulantes são presos por cintos de segurança e o simulador faz uma volta de 180 graus em seu eixo longitudinal, deixando-os de cabeça para baixo e inclinados para frente.

O treinamento em questão é de fundamental importância para o Departamento de Operações Aéreas (DOA) do CBMPB, pois faz parte das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) contidas do RBAC 90 – Requisitos para Operações Especiais de Aviação Pública.

Equipe do Departamento de Operações Aéreas do CBMPB participa de treinamento na Base Aérea Naval da Marinha do Brasil