Foi realizada na manhã desta segunda-feira (09), no Espaço Cultural, em João Pessoa, a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados (CFSd) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e da Polícia Militar da Paraíba (PMPB).

O governador do Estado, João Azevêdo, presidiu a solenidade que teve por objetivo recepcionar os novos soldados da segunda turma de ambas as Corporações. A nova turma foi convocada através do Diário Oficial do Estado do dia 6 de novembro e o CBMPB soma ao todo 55 alunos que ingressam ao curso que tem duração prevista de um ano e quatro meses.

Na solenidade estiveram presentes autoridades civis e militares, representantes do governo, bem como os familiares dos alunos do CFSD 2019.2. Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica dos uniformes aos primeiros colocados das Corporações das mãos do chefe do executivo, João Azevêdo.

O comandante geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo, saudou os alunos do CFSd e reafirmou compromisso da melhoria contínua da capacitação. “Como instituição, temos o dever de capacitar estes homens e mulheres que servirão e protegerão a sociedade paraibana.”, declarou o coronel Araújo.

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, a integração praticada entre as Corporações tem gerado efeitos positivos à Paraíba, sendo o melhor ano em resultados no sistema de segurança. “Pudemos contabilizar 222 mortes a menos em relação ao mesmo período do ano passado e esse é mais um reforço e demonstra a atenção do governador João Azevêdo com o nosso segmento.”, declarou o secretário Jean, que mencionou ainda o reforço do efetivo recebido na última semana com 520 policiais e bombeiros formados recentemente.

O chefe do executivo reiterou a importância da criação de uma unidade de segurança entre as Forças de Segurança para a obtenção dos resultados obtidos. “Os dados positivos representam o compromisso daqueles que fazem a segurança do Estado. Todos que estão ingressando agora que terão a honra de pertencer a umas das melhores e mais conceituadas corporações do país”, concluiu o governador.

O Curso: O CFSD/BM tem uma carga horária de aproximadamente 1.900 horas aula e será ministrado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMPB, através da Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Esfae), com sua sede em João Pessoa e um núcleo de formação na cidade de Campina Grande. O curso possui um total de 40 disciplinas, com conteúdo técnico profissional atualizado ao contexto nacional.

Governador do Estado recebe em solenidade os novos alunos do Curso de Formação de Soldados 2019.2