Profissionais de segurança pública de todo o país poderão fazer cursos gratuitos, ofertados na modalidade de ensino a distância pelo Senado Federal. Esse é o objetivo de um Acordo de Cooperação Técnica firmado pela União, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), junto ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que é a Escola de Governo do Senado e órgão executor do Programa Interlegis.

São 36 cursos disponíveis, em temas que vão desde desenvolvimento de equipes à direito administrativo, passando por contratações públicas e gestão estratégica com foco na administração. Os interessados podem entrar na plataforma eletrônica http://portal.ead.senasp.gov.br/academico/editoria-a e escolher o curso desejado. Para obter mais informações, como carga-horária e objetivo geral, o interessado será direcionado ao ambiente virtual do ILB, no qual basta fazer um cadastro para já estar liberado para o curso.

Conforme publicado no Diário Oficial da União, o acordo da Senasp com o Senado pretende intercambiar ações educacionais, por meio tanto de apoio mútuo em relação à troca de informações, tecnologias, projetos, atividades e treinamentos; quanto da disponibilização de vagas em cursos para capacitar, aperfeiçoar e especializar os profissionais das instituições envolvidas.

“Nossa Diretoria de Ensino e Pesquisa tem realizado parcerias com outras escolas de governo, visando ao intercâmbio de ações educacionais. O ILB tem vários cursos ofertados na modalidade de ensino à distância de interesse para os profissionais de segurança pública. Com a parceria, é possível fazermos a divulgação dos cursos na nossa plataforma. Além disso, o ILB dispõe de estrutura física, como sala de aulas e estúdio, que pode ser compartilhado com a Senasp”, afirma Mara Fregapani Barreto, coordenadora-geral de Ensino da Secretaria.

Não há transferência de recursos entre os partícipes do acordo, que vale por 60 meses. O portal Ead Senasp (http://portal.ead.senasp.gov.br/home) também disponibiliza outras opções cursos ofertados e certificados diretamente pela secretaria e por escolas parceiras.

Fonte:  https://www.novo.justica.gov.br/

Ministério e Senado fazem parceria com cursos gratuitos à distância para profissionais de Segurança Pública