Um ciclo de palestras educativas sobre atividade de Segurança foi realizado, durante toda manhã desta terça-feira (25), no auditório do 3º Batalhão de Bombeiro Militar de Guarabira, no Agreste do Estado. O evento faz parte das comemorações dos 23 anos do 3º BBM, que tem ainda na programação um passeio ciclístico que acontece nesta quinta (27), nas principais ruas da cidade.

A primeira palestra foi ministrada pela coordenadora geral do Samu em Guarabira, Cássia Cilene. Ela falou sobre o ‘Método Start’ e apresentou imagens de diversas catástrofes e desastres que ocorrem no mundo e no Brasil. Ela destacou, ainda, a importância da interação entre Bombeiros, Samu e Defesa Civil no atendimento a acidentes com múltiplas vítimas.

Representando o Grupamento Tático Aéreo (GTA), falaram o capitão Pimenta e o tenente coronel Júlio Candeias, que discorreram sobre os aspectos da operacionalização do GTA, desde o surgimento no mundo e no Brasil até os contornos dos dias atuais. Recentemente, o grupo recebeu um helicóptero e conta com o equipamento para as operações de maior vulto, podendo chegar entre 4 a 5 minutos em qualquer ponto da grande João Pessoa.

Houve ainda palestras sobre o projeto “Idoso sim, velho não”, desenvolvido pelos Bombeiros em Campina Grande e que busca melhorar a qualidade de vida dos idosos a partir da prática de atividades físicas, esportivas, de recreação, culturais e informática.

Também foi abordada a prevenção e a extinção de incêndios, com o panorama atual da Segurança Contra Incêndio (SCI) no Brasil e na Paraíba, as inovações legislativas, as medidas de proteção na área de SCI, além da estrutura, funcionamento e atuação na Paraíba da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros.

Palestras marcam comemorações do 3º Batalhão Bombeiro Militar