Acontecerá neste domingo (28) a primeira edição do Projeto ‘Surf-Salva’, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). O curso será realizado na praia de Intermares, na cidade de Cabedelo. Este projeto irá capacitar os surfistas do litoral do Estado na área de salvamento aquático.

Segundo o chefe da seção de Relações públicas do CBMPB e coordenador do curso, major Tiago Aragão, o projeto superou as expectativas com relação à procura por vagas, apresentando um excedente para formação de cadastro de reservas para a composição de turmas futuras.

“O projeto Surf – Salva compreende um conjunto de instruções que tem o objetivo de fornecer conhecimentos técnicos sobre prevenção de afogamentos, salvamento aquático e suporte básico de vida para vítimas de afogamento, com vista à redução de acidentes aquáticos e o fortalecimento da cultura de prevenção”, explicou o major.

O Curso terá uma carga horária de cinco horas e compreenderá algumas disciplinas como: Introdução ao Salvamento Aquático, Medidas para Prevenção de Afogamento, Sinalizações, Prática de Primeiros Socorros e Prática de Salvamento Aquático.

Ainda de acordo com o major, este projeto é de grande importância não só para os surfistas, mas sim para todas as pessoas que frequentam o litoral paraibano. Isso porque uma vez capacitados eles terão condições de atuar na prevenção de afogamentos, contribuindo com a diminuição do número de casos de acidentes aquáticos, ajudando, consequentemente, o trabalho do Corpo de Bombeiros.

PRIMEIRA EDIÇÃO DO PROJETO ‘SURF-SALVA’ ACONTECE NESTE DOMINGO (28)