Durante toda manhã desta segunda-feira (27), bombeiros militares integrantes do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFiD) e das Coordenadorias de Educação Física e Desportos (CEFiD) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) receberam treinamentos na sala de aula da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), localizada no Quartel do Comando Geral (QCG) em João Pessoa-PB.

IMG-20180327-WA0015

O objetivo da reunião, que contou com a participação de todas as unidades do CBMPB, foi o aperfeiçoamento e a renovação dos conhecimentos dos coordenadores e monitores das CEFiD’s, principalmente direcionada para o trabalho com as gestantes, em virtude do crescente número de mulheres grávidas na Instituição e do fato que quase todas as bombeiras encontram-se em idade fértil.

WhatsApp Image 2018-03-27 at 12.31.39

A tenente coronel Jousilene de Sales, comandante do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), explicou cientificamente a importância do exercício físico durante a gestação. De acordo com a palestrante, o objetivo é disseminar o conhecimento para que todos os CEFiD’s trabalhem numa padronização para prescrição de treinamentos direcionados, pois as atuais evidências cientificas indicam os benefícios das atividades durante o período gestacional mantendo a segurança para o feto.

IMG-20180327-WA0021

O major Fernando Lima, chefe do DEFiD, detalhou o planejamento de 2018 para o Treinamento Físico Militar (TFM) e como deverão ser realizadas as avaliações dos bombeiros a partir os índices do Teste de Aptidão Física (TAF).

IMG-20180327-WA0020

O capitão Alessandro Amâncio apresentou a proposta da nova diretriz orientando os CEFiD’s para as mudanças a serem aprovadas pela Corporação e o tenente Pablo Honorato iniciou o planejamento para os Jogos da Integração do CBMPB com previsão ainda para o primeiro semestre deste ano. Já o sargento Victor Bruno falou da avaliação física, antropometria e utilização do adipômetro.

Profissionais de Educação Física do Corpo de Bombeiros recebem treinamentos para 2018