O Salão Nobre do Quartel do Comando Geral sediou, na manhã desta sexta-feira (31), a solenidade alusiva ao término do Curso Internacional de Resgate Veicular e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec). A qualificação, que teve início na segunda (27), é a primeira edição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) e teve como parceiros a empresa Holmatro no Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo.

Durante o encerramento, foram concedidas comendas para os colaboradores do curso, em reconhecimento ao empenho e dedicação despendidos.  Com a medalha de ‘Serviços Distintos’, que reconhece aqueles civis ou militares que tenham contribuído para o engrandecimento do CBMPB, foi agraciado o representante da Holmatro no Brasil, Edward Gontijo Filho.

Já o certificado de ‘amigo do bombeiro’ foi concedido aos instrutores tenente Leandro Viana da Hora e o sargento Alexandre Pedreira. Na ocasião, o comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, agradeceu a toda a equipe de instrutores e aos alunos que se empenharam na busca conjunta por mais conhecimento.

O curso – O  1º Curso Internacional de Resgate Veicular e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) teve o objetivo de apresentar as novas tecnologias e equipamentos utilizados nesse tipo de ocorrência, bem como formar multiplicadores dos processos de ensino e aprendizagem das referidas técnicas.

Entre as disciplinas ministradas estão: conceitos básicos, segurança, anatomia veicular, ferramentas e equipamentos automotivos, estabilização, técnicas de desencarceramento, táticas de desencarceramento, escoras e escoramento. No total, 32 militares participam da qualificação, incluindo bombeiros de outros Estados como Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá e Pernambuco.

Solenidade encerra curso de resgate veicular e em estruturas colapsadas