O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) realizou, na manhã desta sexta-feira (29), uma programação especial em alusão à campanha Agosto Lilás, reforçando o combate à violência contra a mulher e a valorização da saúde e do bem-estar das profissionais da segurança pública.

As atividades foram divididas em dois momentos. No auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) ocorreu a palestra “Direitos Humanos das Mulheres e o Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, ministrada pela Capitão Nayhara Hellena, da Polícia Militar da Paraíba. O encontro reuniu bombeiras e bombeiros militares, em um espaço de escuta, reflexão e debate desde as raízes históricas desse problema social.

A participação dos homens foi destacada como fundamental para a construção de uma cultura institucional de respeito, prevenção e enfrentamento à violência, reconhecendo que o envolvimento masculino é indispensável no processo de conscientização e transformação cultural.

Em seguida, no ginásio poliesportivo do Centro de Treinamento Operacional (CTop), o público feminino participou de uma prática de defesa pessoal, conduzida pelo professor Luiz Aguiar, faixa preta em diversas artes marciais. A atividade reforçou técnicas de autoproteção e a importância da autoconfiança para a vida pessoal e profissional das bombeiras militares.

O comandante-geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo, ressaltou que a iniciativa integra as ações de promoção da saúde e do bem-estar desenvolvidas pela instituição. Ele destacou que, além de representar um momento de reflexão, a ação também fortalece e empodera as bombeiras militares, ao mesmo tempo em que reforça a importância do engajamento dos homens nesse processo de transformação cultural.

O Agosto Lilás é um movimento nacional de conscientização que marca a sanção da Lei Maria da Penha e reforça o compromisso coletivo no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Agosto Lilás: CBMPB realiza ação com foco no enfrentamento à violência contra a mulher

You May Also Like