O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) iniciou, na última semana, o Projeto Guarda-Vida Mirim, desenvolvido na piscina semi-olímpica do novo Centro de Treinamento Operacional (CTOP), em João Pessoa. O espaço, entregue pelo governador João Azevêdo no dia 18 de agosto, já começa a cumprir sua missão de promover capacitação, formação e atividades voltadas à prevenção e ao salvamento de vidas.

A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, é voltada para crianças da rede pública estadual de ensino. Por meio de aulas de natação, sempre às terças e quintas-feiras, no turno da tarde, os participantes aprendem noções de sobrevivência aquática, prevenção de acidentes e, sobretudo, despertam a consciência sobre a preservação da vida.

A primeira turma piloto reúne estudantes da Escola Cidadã Integral Luzia Simões Bartollini, que já participam das atividades de adaptação ao ambiente aquático. A meta é expandir gradualmente a iniciativa, com a formação de até sete turmas por semestre, alcançando mais de 300 crianças por ano.

Além do aprendizado da natação, o projeto proporciona noções básicas de salvamento aquático e estimula valores como disciplina, autoconfiança e espírito de equipe, fundamentais para a formação cidadã. Esses fatores contribuem para reduzir os índices de afogamento, prepara futuros multiplicadores de conhecimento em suas comunidades e projeta que essas crianças possam, no futuro, atuar como guarda-vidas nas praias e balneários da Paraíba.

Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

CBMPB inicia Projeto Guarda-Vida Mirim no Centro de Treinamento Operacional

You May Also Like