João Pessoa se transforma, pelo segundo ano consecutivo, na capital brasileira dos esportes de praia com a realização do Paraíba World Beach Games 2025. O evento esportivo, que terá duração de 70 dias, reúne competições nacionais e internacionais em uma grande arena de 12.500m² montada na praia de Tambaú, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, movimentando o turismo, a economia e a cultura no estado.
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) está presente diariamente com viatura de resgate para atendimentos pré-hospitalares e equipes de guarda-vidas, atuando diretamente nas modalidades aquáticas, como travessias, aquathlon, surf e o tradicional Rei e Rainha do Mar. Nessas provas, a Corporação também emprega embarcações, como Bote Inflável de Salvamento e Moto de Salvamento Aquático, para ampliar a segurança dos atletas e do público.
Na preparação do evento, o 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM), do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (1º CRBM) promoveu, em parceria com a Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (Feap), um treinamento de atendimento pré-hospitalar voltado para árbitros, garantindo maior eficiência na resposta a possíveis ocorrências.
Para o comandante do 9º BBM, tenente-coronel Fernando de Oliveira, o Paraíba World Beach Games coloca nosso estado em evidência e exige atenção redobrada dos nossos bombeiros militares. “Estamos atuando para que os atletas e o público tenham a tranquilidade de participar de um grande evento esportivo com toda a segurança necessária”, afirmou o oficial.
A primeira competição da programação é a edição de praia dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs Praia 2025), organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), em parceria com a Federação Paraibana de Esportes Universitários. Em seguida, será realizada a disputa do Rei e da Rainha do Mar, que promete agitar a orla com provas de resistência e velocidade no mar.
Também integram o calendário do Paraíba World Beach Games os circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, o Campeonato Nacional de Beach Soccer, o Circuito Mundial de Handebol de Praia, além de modalidades como basquete 3×3, frescobol, beach tennis, badminton, wrestling, polo aquático, futevôlei, futmesa, skate e surfe.
De acordo com a organização, o evento deve reunir mais de 10.500 atletas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de delegações internacionais, em 14 modalidades, com a expectativa de público superior a 190 mil pessoas e a geração de aproximadamente 1800 empregos diretos e indiretos.
Na arena também foram montados espaços para apresentações culturais e artísticas, amostra de artesanato, circuito de empreendedorismo e praça de alimentação, garantindo lazer, esporte e cultura para toda a população.
Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba