O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) integrou, de 4 a 7 de outubro, em Praga, República Tcheca, o Africa, Europe, Middle East (AEME) Regional Meeting & Working Groups Meeting 2025 da INSARAG – grupo consultivo da ONU para preparação e resposta a desastres. O encontro, fundamental para definir guias, revisar protocolos e propor novas linhas de ação, fortalece a cooperação internacional no enfrentamento a eventos críticos.
A delegação brasileira contou com a participação do ministro José Solla, da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), como copresidente regional da INSARAG das Américas; de especialistas dos Corpos de Bombeiros Militares da Paraíba (CBMPB), Minas Gerais (CBMMG), Paraná (CBMPR) e São Paulo (CBPMESP).
A INSARAG, rede global com mais de 90 nações, padroniza métodos e aprimora a cooperação em operações de busca e resgate urbano pós-desastres. Ao longo da agenda, os representantes – membros oficiais do Grupo de Trabalho de Busca e Resgate em Resposta a Inundações (Flood Response) – contribuíram com as discussões e participaram plenárias e painéis, com foco em aprimorar protocolos e fortalecer a interoperabilidade.
Para o coronel Arthur Vieira, representante do CBMPB e coordenador da Assessoria de Mobilização, Avaliação de Riscos e Resposta a Desastres, a participação consolida um rumo claro: “Participar dos eventos globais da INSARAG 2025 é buscar a padronização como diretriz institucional nacional. Com essa integração, o Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil reafirma o compromisso com a excelência na resposta a desastres, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o alinhamento com padrões internacionais, projetando o Brasil no cenário global.”
Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba