Foi dado início à segunda etapa da pesquisa realizada através do projeto “Vigilância de Fatores de risco Cardiovascular em Militares”. A ação foi iniciada através do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), em agosto de 2022, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A ação tem como principal objetivo avaliar e acompanhar os fatores de risco, para desenvolver doenças que possam trazer agravos às suas condições de saúde ou comprometer sua qualidade de vida durante suas atividades que são desenvolvidas à sociedade e como cidadão.

Ao todo, 300 militares do CBMPB serão avaliados ao longo de 5 anos com exames realizados anualmente e acompanhamento com profissionais das áreas de: educação física, fisioterapia, neurologia, nutrição e cardiologia.

Nesta etapa, estão sendo realizados exames de sangue, analisando o hemograma, Proteína C reativa, entre outros índices.

De acordo com a professora da UFPB Ângela Amorim, “temos como objetivo de agora estratificar os riscos, antecipando e promovendo condições para melhoria da saúde dos militares.”, concluiu a professora ao explicar a ação realizada em parceria com a Escola Técnica de Saúde da UFPB.

Segundo o capitão Alessandro Carneiro, chefe do Departamento de Educação Física e Desportos (Defid), “através destes resultados estaremos analisando a saúde cardíaca destes militares, que é o principal benefício desta avaliação, podendo assim estudar os riscos e prevenir problemas cardíacos.”, afirmou o capitão.

CBMPB e UFPB realizam segunda etapa dos exames da pesquisa sobre saúde dos militares