Exercer a relevante função de ouvir a sociedade dentro do CBMPB é papel fundamental na garantia da cidadania ativa e no acesso à democracia. O Ouvidor é responsável por atender cidadãos, entender suas reclamações e tentar solucioná-las junto aos setores internos da instituição onde ele atua. Por isso, no dia 16 de março, é celebrado o Dia do Ouvidor.
O CBMPB, neste dia tão importante, lança a CARTILHA para orientação do serviço de ouvidoria do CBMPB ao público externo e interno.
Nela são trazidas informações essenciais sobre como realizar os diversos tipos de demandas, tais como, reclamações, sugestões, elogios e denúncias. E os procedimentos adotados pelo CBMPB, garantias legais e demais orientações pertinentes. Pois, o exercício da atividade de Ouvidoria deve estar pautado pelos princípios básicos da transparência, imparcialidade, senso crítico e discrição em defesa dos interesses do cidadão.
CBMPB publica Cartilha da Ouvidoria do CBMPB