O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) participou, na última segunda-feira (28), de uma capacitação promovida pelo Banco de Leite Humano Anita Cabral, no Hospital da Mulher Dona Creuza Pires, em João Pessoa. A atividade marca mais uma etapa preparatória para a reativação do projeto “Bombeiro Amigo do Peito”, que será retomado no próximo dia 12 de agosto, com o objetivo de ampliar a coleta domiciliar de leite materno doado para recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais da rede pública e particular.
Conduzida pela equipe de nutricionistas do Banco de Leite Humano da Paraíba, a capacitação reuniu bombeiros militares que atuarão diretamente no projeto. Durante o encontro, foram repassadas orientações técnicas, protocolos operacionais, normas de biossegurança e boas práticas no manuseio e transporte do leite humano, que será coletado nas residências de mães doadoras cadastradas e encaminhado ao banco de leite para triagem, pasteurização e redistribuição.
A ação integra mais uma importante parceria entre o CBMPB e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Humano Anita Cabral, reforçando o compromisso institucional com a proteção da vida desde os seus primeiros estágios — sobretudo os mais frágeis.
Segundo a diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, a retomada do projeto tem impacto direto na redução da mortalidade infantil. “O leite materno salva vidas. Ter o apoio do Corpo de Bombeiros Militar na logística de coleta significa ampliar nossa capacidade de atendimento aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, garantindo a oferta contínua desse alimento essencial, principalmente, nos hospitais da rede pública”, destacou.
Para a coordenadora-geral do projeto no CBMPB, tenente-coronel Sandra Queiroz, a capacitação simboliza muito mais do que um momento técnico: “É um momento de conexão entre profissionais de áreas distintas em prol de um bem comum: a vida. Cada bombeiro militar capacitado carrega consigo a responsabilidade e a sensibilidade de ser elo entre a solidariedade das mães doadoras e a esperança de milhares de famílias paraibanas.”
O projeto “Bombeiro Amigo do Peito” será reativado, inicialmente, na região metropolitana de João Pessoa e utilizará duas viaturas da Corporação, contando com efetivo treinado para realizar a coleta do leite em domicílio, conforme todos os critérios técnico-sanitários. A atuação dos bombeiros militares garante agilidade, segurança e qualidade no transporte, fortalecendo a rede de atenção à saúde materno-infantil.
A iniciativa reafirma o papel social do CBMPB e evidencia o poder transformador das parcerias institucionais entre segurança pública e saúde, colocando a estrutura do Estado a serviço da vida — inclusive dos que ainda estão nos seus primeiros dias de existência.
Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba