O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) tem desempenhado um papel fundamental na proteção da fauna silvestre do estado, por meio do Programa de Resgate e Reabilitação de Animais Silvestres – CETAS Sertão. Localizado em Sousa, o centro é resultado da parceria entre o 6º Batalhão de Bombeiro Militar e o Hospital Veterinário do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Sousa, união que fortalece as ações de preservação e cuidado com a vida animal.
O trabalho conjunto tem sido essencial para reduzir os impactos causados pela ação humana, como atropelamentos e o tráfico de animais, principais ameaças à fauna silvestre da região.
A atuação dos militares do CBMPB, com apoio técnico de um veterinário e um biólogo, envolve resgate de emergência, tratamento clínico, cirurgias e reabilitação, garantindo que os animais possam retornar de forma segura ao seu habitat natural.
Entre os casos recentes de sucesso, destaca-se o tamanduá-mirim resgatado pela equipe ABS do 6º BBM, que, após observação clínica e tratamento, foi reabilitado e devolvido à natureza. Outro destaque foi o cágado (tartaruga) vítima de atropelamento, que passou por cirurgia complexa para reconstrução do casco com cerclagem metálica e cimento cirúrgico, sendo liberado após 40 dias de recuperação.
Também foram realizados atendimentos a uma coruja-buraqueira com fratura de asa, submetida a cirurgia ortopédica, e a um cachorro-do-mato (raposa) com fratura exposta, atualmente em recuperação após intervenção cirúrgica no hospital veterinário do IFPB.
O sucesso do CETAS Sertão é fruto do empenho conjunto entre o CBMPB e a equipe de veterinários do IFPB, que fornecem estrutura, conhecimento e dedicação à causa animal. O Corpo de Bombeiros reafirma, assim, seu compromisso com a preservação da fauna, educação ambiental e monitoramento dos ecossistemas, em prol da conservação da biodiversidade paraibana.
Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

