A noite da última segunda-feira (13) foi marcada com a realização da Solenidade de Entrega do Espadim Dom Pedro II do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB). O evento aconteceu no Foyer do Teatro Pedra do Reino e contou com a presença do Secretário de Segurança, Jean Nunes, do comandante e subcomandante geral da Corporação, coronel Marcelo Araújo e coronel Lucas Severiano, respectivamente, dentre outras autoridades civis e militares.

O recebimento do Espadim Dom Pedro II é um marco na vida do cadete, pois simboliza o início da caminha deste até o oficialato.  Amigos e familiares dos cadetes estiveram presentes e prestigiaram este momento.

O comandante geral da Corporação homenageou diversas autoridades com a entrega da Ordem do Mérito General Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (classes: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador) e da Medalha de Serviços Distintos. Na ocasião, o deputado Adriano Galdino, Presidente da Assembleia Legislativa, e o desembargador Romero Marcelo foram condecorados com a mais alta comenda da Corporação.

Militares do Corpo de Bombeiros receberam certificados de Elogio Individual no Ato de Reconhecimento pelas suas ações meritórias desempenhadas no cumprimento da missão de apoio institucional ao Estado de Pernambuco nas operações de busca e salvamento às vítimas de soterramento. Houve a entrega do Elogio Individual também para o soldado Matheus Munguba, que conquistou a primeira colocação com média final 10, no Curso de Guarda-Vidas, realizado pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O secretário Jean recebeu em nome do governador do Estado, João Azevêdo, uma comenda preparada pelo Projeto Bombeiro Mirim, implantado no ano de 2011 e que já atendeu 1.981 crianças.

Um dos momentos emocionantes do evento foi a passagem oficial do cão Shogun para a inatividade, na qual ele recebeu a Roseta de Cumprimento de Tempo de Efetivo Serviço. Shogun completou 08 anos de vida e de efetivo serviço à disposição do CBMPB, tendo atuado em mais de 80 missões ao longo de sua atuação, tanto na Paraíba como também em outros Estados, a exemplo de Brumadinho, Minas Gerais em 2019.

Em sua fala, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, agradeceu pela homenagem recebida e parabenizou a Corporação pelo grandioso evento.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo, felicitou os cadetes pela conquista ao passo em que mencionou a evolução do CBMPB ao longo destes 105 anos. “Somos uma Instituição secular, inúmeras são as conquistas do Corpo de Bombeiros, e a sensação de pertencimento muito nos orgulha e os agraciados nesta noite também fazem parte desta família a partir de hoje.”, declarou o coronel Araújo.

O Secretário de Segurança, Jean Nunes, parabenizou o CBMPB pelos avanços e pelas conquistas. “O governo do Estado e a Secretaria de Segurança tem firmado um compromisso com o Corpo de Bombeiros, investindo, capacitando e expandido a Corporação, de modo a alcançar cada vez mais a população paraibana.”, afirmou o secretário Jean.

Corpo de Bombeiros realiza Solenidade do Espadim Dom Pedro II, nesta segunda (13)