O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) concluiu, na última sexta-feira (28), em João Pessoa, a 29ª edição do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS). A capacitação integra o esforço permanente da corporação e de instituições parceiras para qualificar o atendimento a ocorrências envolvendo crises suicidas, com foco em uma atuação técnica, segura e humanizada.
Nesta edição, foram formados 27 novos(as) abordadores(as) técnicos(as), integrantes do CBMPB, da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Gerência Operacional de Atenção às Urgências e Emergências e da Gerência Operacional de Atenção Psicossocial da Paraíba. A composição multiprofissional reforça a construção de uma rede interinstitucional articulada para o enfrentamento das situações de risco.
Com carga horária de 60 horas-aula, o CATTS reúne conteúdos teóricos e atividades práticas sobre compreensão do fenômeno do suicídio, escuta qualificada, comunicação não violenta, técnicas de negociação, gerenciamento de crises e protocolos específicos de abordagem em cenários críticos. A metodologia inclui estudos de caso e simulações realísticas, preparando os participantes para intervenções mais eficazes e seguras em campo.
Criado pelo CBMPB, o CATTS tornou-se referência na formação de profissionais de segurança pública e saúde na temática da prevenção ao suicídio. Com a conclusão da 29ª turma, o programa atinge a marca de 699 profissionais capacitados, ampliando a capacidade de resposta da rede de emergência e de atenção psicossocial.

Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

CBMPB conclui 29ª edição do CATTS e alcança 699 profissionais capacitados na prevenção ao suicídio

You May Also Like