O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) participou, na manhã da última sexta-feira (6), da solenidade em celebração ao Dia Internacional da Mulher, realizada pelo Governo da Paraíba no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Durante o evento, também foi firmado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado ao fortalecimento das ações de enfrentamento da violência de gênero no estado.
A iniciativa integra uma articulação entre a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, com a participação do CBMPB, da Polícia Civil, por meio da Coordenação das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Coordeam), e da Polícia Militar, por meio da Patrulha Maria da Penha (PMP), com o objetivo de ampliar estratégias conjuntas de prevenção, proteção e promoção dos direitos das mulheres.
No âmbito do acordo, o CBMPB atuará de forma integrada no atendimento a ocorrências envolvendo mulheres em situação de possível violência doméstica e familiar, contribuindo também para a identificação e comunicação de indícios desse tipo de violência às instituições competentes. O ACT prevê ainda a disponibilização de três viaturas do programa “Resgate Maria da Penha”, em regime de plantão ininterrupto (24 horas), para atuação nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos, assegurando atendimento emergencial, pré-hospitalar e humanizado às vítimas.
A solenidade também marcou o lançamento da programação do “Março das Mulheres”, agenda estadual que reúne ações institucionais, educativas e de conscientização voltadas à valorização feminina e ao enfrentamento da violência contra a mulher em diversas regiões da Paraíba.Dentro dessa programação, a instituição realizará atividades semanais nas sedes de suas unidades regionais em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira, com iniciativas voltadas ao público externo. Entre as atividades previstas estão apresentações da Banda de Música, interações com os cães de resgate, atendimentos odontológicos, avaliações de bioimpedância corporal, aferição de pressão arterial, verificação da taxa de glicemia e palestras educativas com orientações sobre temas do cotidiano da mulher, como manobras de desengasgo e primeiros socorros em casos de queimaduras.
A corporação também desenvolverá uma agenda voltada ao público interno, com a realização da Política Interna de Cuidado das Bombeiras Militares, iniciativa do Comando-Geral, por meio do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Direitos das Bombeiras Militares. A ação reunirá mulheres da corporação em um momento dedicado à integração, ao cuidado com a saúde física e mental e à valorização da atuação feminina no âmbito do CBMPB.
Coordenadoria da Assessoria de Comunicação Social e Marketing
Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba

