O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) se fez presente numa reunião com representantes do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) sobre serviço que passa ser usado, a partir deste mês, através de imagens de satélites de alta resolução para fiscalizar grandes obras e as auditorias com foco no meio ambiente.
Isso será possível a partir da assinatura do Termo de adesão nº 58/2021 – REDEMAIS, entre Ministério da Justiça e Segurança Pública, assinado na manhã desta quarta-feira (01), durante sessão do Pleno, pelo presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão.
O TCE-PB é o primeiro órgão da Paraíba e o primeiro Tribunal de Contas do Brasil a incorporar o programa Brasil M.A.I.S, que terá acesso a uma plataforma de imagens da constelação PLANET, composta por 180 satélites, que fornecem imagens de satélites de resolução espacial de 3 metros com capacidade de imageamento diário de qualquer lugar do Brasil.
Os militares foram recepcionados pelo auditor do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e engenheiro civil, Júlio Uchoa Cavalcante Neto, que explicou o funcionamento do sistema que abrangerá também as obras realizadas no âmbito do CBMPB.