Na tarde desta quinta-feira (16), o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) reuniu oficiais no auditório do Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira. O encontro teve por objetivo explanar acerca da execução da Operação Carnaval 2023. A ação terá início oficialmente a partir deste sábado (18) e abrange o período carnavalesco em todo o Estado. Em algumas localidades, a atuação da Corporação inicia de maneira prévia em virtude dos eventos nestas regiões.

O comandante geral do CBMPB, coronel Marcelo Araújo, iniciou a reunião com uma apresentação sobre as realizações da Corporação ao longo dos últimos quatro anos e fez um balanço do trabalho do Corpo de Bombeiros desde as prévias carnavalescas. “Nesta sexta encerraremos a nossa atuação no Folia de Rua com o bloco Cafuçu, alcançando com sucesso as expectativas e, neste sábado, daremos início à Operação Carnaval 2023, atuando em todo o Estado, do litoral ao sertão. Todo o efetivo de nossa Corporação estará empregado para garantir mais um ano de Carnaval seguro.”, declarou o comandante.

O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lucas Medeiros, repassou orientações de cunho geral para o efetivo reunido. “Estaremos atuantes nestes dias de Carnaval, unidos com um único propósito: promover um Carnaval tranquilo e seguro. A Corporação permanece dando todo suporte aos nossos militares, por meio da logística aplicada na operação.”, comentou o coronel Lucas.

Na ocasião, o comandante 1º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), coronel Jeyveson da Silva Santos, abordou sobre a operação e os reforços empregados neste ano. “Cobriremos uma área com mais de 130 km de extensão do nosso litoral, visando manter a segurança dos banhistas realizando rondas e monitorando as praias.”, afirmou o coronel.

Além das ações de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento, o foco da operação é a prevenção e o salvamento aquático. O emprego dos militares no litoral será feito diretamente através dos 47 postos de Guarda-Vidas, fixos e móveis, diariamente ao longo do litoral paraibano. Em todo o Estado, cerca de 470 militares estarão empregados por dia, apoiados por mais 140 viaturas e aproximadamente 20 embarcações à disposição, realizando a prevenção e o atendimento a ocorrências.

As ações preventivas já ocorrem de forma antecipada, com a fiscalização de estruturas, palcos, camarotes e trios, a exemplo da região do 2º CRBM, que somou 47 eventos vistoriados antes de sua realização, o que contribui de maneira substancial com a segurança da população.

Corpo de Bombeiros reúne militares para abordar sobre planejamento da Operação Carnaval 2023