O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) foi convidado pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) para integrar uma oficina prática durante o curso Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), nível Avançado.

A participação do tenente coronel Arthur Vieira, que representou o CBMPB, ocorreu durante a oficina de operações com escoramentos da empresa norte-americana PARATECH, com equipamentos utilizados em ocorrências que envolvam colapsos estruturais e para estabilização em resgate veicular.

Os melhores profissionais da América Latina estiveram presentes ao longo de três dias, trocando experiência e conhecimento. Representantes de vários estados como Minas Gerais, Paraíba, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Distrito Federal, além de instrutores internacionais do Chile e Venezuela.

A oficina contou com as instruções de elevação de veículos pesados; escoramento vertical; escoramento tipo raker absoluto e suspenso; movimentação de cargas com tripé, bipé e monopé; operação de almofadas pneumáticas; escoramento de teto inclinado; escoras hidráulicas; simulado operacional.

A instrução foi realizada no Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), durante o Curso de BREC Avançado realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

CBMPB é convidado para participar de oficina no curso de BREC Avançado, em Minas Gerais