O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) foi representado entre os dias 11 e 15 de setembro durante a realização do 4° Curso Avançado de Embarcações Resgate (CAER). O tenente coronel Donelson Lira integrou a turma de 11 bombeiros militares, sendo o único militar de outro Estado a compor o grupo.

O Curso foi realizado no Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), em Florianópolis e teve com 45 horas/aula e a finalidade de habilitar os militares a desenvolverem competências necessárias para conduzir com segurança embarcações do tipo Resgate, utilizadas em busca e salvamento.

Técnicas e procedimentos foram praticados durante a capacitação. Os militares executaram ações de como operar a embarcação, planejar buscas, cartas náuticas, navegação costeira com instrumentos do tipo GPS, AIS, RADAR e SONAR.

O CAER é um dos pré-requisitos exigidos pela Marinha do Brasil (MB) através da Portaria Nº 41/CPSC, de 23 de abril de 2019, para habilitação dos bombeiros militares na condução das embarcações Resgate em navegação costeira, além deste, são exigidas as habilitações de órgão público ECSP ou ETSP e Mestre Amador, ambas emitidas pela MB.

Militar do CBMPB participa de Curso Avançado de Embarcações Resgate, em Santa Catarina